domingo, 13 de fevereiro de 2011

Síndrome Shek

Olá Pessoal,

Tudo bem ?

Ontem assisti uma animação que já fazia um tempo que queria ter visto, o final da história do meu ogro favorito, Shek, o After Forever, que em português, Felizes para Sempre.

O Shek está casado com o amor da sua vida, tem três filhos e muitos amigos que participam da sua ativamente da sua vida, em suma, ele tem um vida "perfeita", rodeada de pessoas que se importam e que amam ele, do jeito que ele é: feio, rabujento, nojento e tudo o mais. Esses momentos muito bons foram se tornando cotidiano e ele perdeu aquela liberdade que ele tinha quando era solteiro e sozinho.

Ele começou a ficar irritadíssimo, desejando voltar aquela época, no qual ele tinha um tempo para fazer as coisas que ele gostava, tais como tomar banho de lama ou até mesmo assustar os humanos com a seu "ar de monstro", e o melhor de tudo, sem ninguém mandando no que ele devia fazer ou não e com a vida sem compromissos, curtia a vida adoidado...

Durante o decorrer do filme ele conhece uma criatura mágica que era conhecido em fazer contratos, no qual ele te dava o que você desejava, mais claro, com algo em troca. Shek estava muito sufocado na sua vida, vista como "chata", inclusive até brigou com a Fiona, seu verdadeiro amor. Shek foi convencido a assinar o contrato. O acordo era ele ter um dia de vida de Ogro, como nos velhos tempos, e em troca a criatura ganharia uma dia da vida de Shek e ele escolheu, justamente o dia, em que ele tinha nascido, ou seja, por conta disso, a partir daquela hora, ninguém conhecia mais ele, nem sua esposa e nem o seus amigos que então tinha uma vida completamente diferente, sem a presença do Shek.

Foi então que ele descobriu que ele era muito mais Feliz antes do que agora, porém para que o contrato fosse desfeito, Shek, que tinha curto período de tempo para desfazer, se não ele não existiria mais, deveria conquistar Fiona novamente, ou seja, fazer sua suposta esposa se apaixonar por um desconhecido.

Enquanto assistia ao filme, percebi que esse tipo de coisa não acontece apenas em um conto de fadas, esse tipo de situação, no qual as pessoas que tem uma vida dita "perfeita", cheia de amor, de pessoas queridas e apenas com os problemas cotidianos, se sentem algumas vezes infelizes e gostariam de ter aquela vida egocêntrica e hedonista, sem muitas responsabilidades, pois acreditava estar mais feliz antes, porém quando, essas pessoas tomam a atitude de fugir e abandonar pessoas que te amam, para ir em busca do seu "eu", acabam que se arrependendo depois, após perceber que havia perdido o que fazia sentido... e ai entramos naquela velha história... "as pessoas só dão valor a algo quando perde".

É óbvio que as pessoas tem outras alternativas para pensar apenas em si mesmo, fazer as coisas que gostam e que tragam prazer, mas sozinha, como por exemplo, ir ao cinema, viajar, dedicação algum hobby, e além disso ainda, acho que as pessoas devem lutar por esse direito, pois isso será uma forma de auto-conhecimento e tornará a pessoa mais feliz, tanto com as suas atividades quanto com a sua rotina com a família.

Outro ponto que deve ser levado em consideração seria ao fato das pessoas se prenderem ao passado e se lembrarem de forma diria nostálgia, como foi bom, divertido e prazeroso e como isso poderia ser assim no presente e quem sabe no futuro. Acredito que o passado, hoje foi considerado bom, mas deve ficar lá e é claro que é interessante buscar alguns elementos para manter no presente, resultado das suas atitudes e ações do passado, mas uma coisa que as pessoas devem prestar atenção é que o passado deve se manter lá e ponto, o presente deve ser vivido da melhor maneira possível, de forma intensa e com responsabilidade, e o futuro, as pessoas devem, obviamente ter planos a curto e a longo prazo, porém há pessoas que só vivem pro futuro. ( bom, acho que isso seria uma boa idéia para um próximo post)

Voltando a Síndrome Skek, aproveite a vida que você tem com as pessoas que se importam com você e quando você se sentir de alguma maneira sufocada, faça alguma atividade sozinha e que te traga prazer como meditação, yoga ou algum hobby, por exemplo, e outro exercício muito interessante e melhor que todos seria: pense como seria a sua vida sem essas pessoas. Você seria feliz??

Enjoy it!!

Nenhum comentário: