
Olá Pessoal!!
Não tinha como deixar em branco o livro que acabei de ler, chamado : "Martin Luther King- o Pacificador" , de Fernanda Cury, da Coleção Iluminados da Humanidade
Estava eu na minha vida de sempre de paulistana, que pega o metrô para o trabalho, sim estava voltando dele, e ainda na hora na Sé em horário de pico, nossa!!! lotadasso de pessoas, mas ok? passei em frente de uma máquina que vende livros, como todos os dias de sempre, mas me chamou a atenção, um livro que falava sobre Martin Luther King, já ouvi falar nele, nas minhas aulas de história do colégio, ok? e depois de um tempo pra cá na música que o U2 dedicou pra ele: "Pride- In the name of Love", e através da música descobri que ele tinha ganhado dois prêmios Nobel da Paz, pela Unesco e tals, sim já sabia algumas coisas sobre ele, achava que era bastante, mas que nada... quando estive nos EUA, teve um dia que foi feriado em homenagem a Martin Luther King, além de várias avenidas com seu nome, hum... mas quem foi Martin Luther King, afinal??
Depois de ler o livro, sabiamente escrito, com uma linguagem fácil e que também se preocupa em mostrar a estória da vida de King, de uma forma bem intensa, descobri que ele foi uma das pessoas mais Fantásticas que já existiu no mundo!!!
Pois como o próprio nome da coleção diz ele foi um dos "Iluminados da Humanidade", e posso dizer sem sombra de dúvidas...
O livro começa com o dia 04 de abril de 1968, em Memphis, o dia em que Martin teve sua vida interrompida, fisicamente falando, mas sua alma não, pelo menos agora ele era livre e conseguiu fazer grande avanço numa política extremanmente racista e segregacionista, pois ele mostrou que podemos conquistar tudo com Amor e com a Não-Violência, Sempre!!
Pride- in the name of love
One man come in the name of love
One man come and go
One man come, he to justify
One man to overthrow
In the name of love
What more in the name of love ?
In the name of love
What more in the name of love ?
One man caught on a barbed wire fence
One man he resist
One man washed on an empty beach.
One man betrayed with a kiss
In the name of love
What more in the name of love
In the name of love
What more in the name of love
(nobody like you...)
Early morning, April 4
Shot rings out in the Memphis sky
Free at last, they took your life
They could not take your pride
In the name of love
What more in the name of love
In the name of love
What more in the name of love
In the name of love
Como a própria música diz:
Early morning, April 4 Shot rings out in the Memphis skyMas na verdade não foi pela manhã, foi na tarde de 04 de Abril que Marin morreu, mas isso não vem ao caso, é apenas uma curiosidade.
Bom, Martin Luther King Jr. foi um homem que revolucionou a vida não apenas dos negros americanos, pois ele deu voz a um povo que sempre esteve à margem da sociedade. Era um povo que vivia muito mal, e não tinha direito à escola e consequentemente a bons empregos.
A família de Martin, foi o alicerce para sua formação, seu pai e sua mãe sempre ensinaram que não era a cor da pele que mostrava o caráter das pessoas, sendo assim desde cedo Martin já lutava com essas idéias e pelos seus direitos... Teve oportunidade de estudar nas melhores escolas e já era pós-graduado com os 22 anos de idade, sempre sendo o melhor aluno da sala, que com esse mérito ganhou bolsas de estudo durante sua formação. Sempre foi especial e modelo de inspiração para os negros e seus amigos brancos também, sempre foi muito admirado...
Sempre era a favor do Amor e da Não-violência!! Foi Pastor, inspirado não apenas no seu avô e seu pai que também fora pastor, pois ele podia ser o que QUISESSE, médico; advogado, qualquer coisa, mas ele queria ajudar as pessoas a se curarem espiritualmente, pois era um mal que quase ninguém se preocupava...
Imagina as seguintes situações:
O negro só poderia andar de ônibus, sentado, nos bancos do fundo e caso algum branco entrasse e não tivesse lugar, eles, "os negros" teriam que levantar para que os " brancos" pudessem sentar, inclusive essa foi uma das cenas que aconteceu com uma senhora negra, que foi presa por não dar lugar a um homem branco, e assim deu o estopim para o maior boicote de ônibus, no qual os negros ficaram 03 meses sem andar de ônibus;
Ou os negros não poderiam entrar em certas lojas, restaurantes onde havia placas "Somente Brancos". Imagina viver num mundo onde as pessoas eram julgadas pela cor da pele.
Martin fez uma familia fantástica, sua mulher apoiava seus ideais e teve 04 filhos....
Martin tinha um sonho:" Eu tenho um sonho esta tarde, que meus quatro filhos pequenos não terão a infância que eu tive, nem serão julgados pela cor da pele, mas pelo conteúdo do seu caráter" (p.95)
" eu tenho um sonho de que um dia, lá na Geórgia, no Mississippi e no Alabama, os filhos dos antigos escravos e os filhos antigos senhores viverão como irmãos" (p.95)
" Tenho um sonho de esta tarde de que um dia reconheceremos as palavras de Jefferson de que " todos os homens são criados iguais, que são providos pelo Criador de certos direitos inaquienáveis, entre os quais a vida, a liberdade e a busca da felicidade" (p. 95)
King foi preso e recebeu vários atentados inclusive colocando em risco a vida de sua família, mas ele estava pronto para enfrentar o que fosse, inclusive a morte se fosse preciso, já não podia mais voltar a trás, porque o momento era agora... não se podia ficar parado e esperar que as coisas acontecessem, pois devemos criar a oportunidade e lutar por elas.. não há limites de tentativas...
Bom, esse homem foi iluminado por Deus, só isso tenho a dizer!!!
Ele conseguiu conquistar os negros e os brancos e convencer de que todos os homens tem direitos e devem ser reconhecidos igualmente, óbvio que ainda há pessoas ridiculamente incuráveis, mas Martin sempre dizia, de acordo com o ensinamento da Bíblia em que " devemos amar os nossos inimigos, porque eles não sabem o que fazem", querendo dizer sobre a ignorância inrustida e que era alimentada pela sociedade.
Martin viveu em épocas de guerra , o final da Segunda Guerra, e a Guerra do Vietnã. Ele não conseguia entender o por que das guerras?? Só traz violência, pobreza e miséria.. ele fez um discurso sobre a guerra do Vietnã que pode ser adaptado para o cenário atual, com a invasão dos EUA ao Iraque, com a sua intenção de levar a democracia falsa!!! meu, é muito atual esse discurso, mas agora pergunto?? Por que não deram para o Bush ler??
Bom , hoje os EUA tem o primeiro presidente negro, já opinei minha satisfação sobre essa conquista, essa que foi iniciada por Martin Luter King, Jr.
Martin teve uma vida curta, mas conseguiu fazer toda a diferença ao mundo e mais uma vez repito ele foi um dos homens mais fantásticos da Humanidade.
Segue abaixo um dos discursos que mais admiro: " Eu tenho um sonho"
" Eu tenho um sonho de que um dia esta nação se erguerá e experimentará o verdadeiro significado de sua crença " acreditamos que essas verdades são evidentes, que todos os homens são criados iguais".
Eu tenho um sonho de que um dia, nas encostas vermelhas da Geórgia, os filhos dos antigos escravos sentarão ao lado dos filhos dos antigos senhores, à mesa da fraterinidade.Eu tenho um sonho de que os meus quatro filhos pequenos viverão um dia numa nação onde não serão julgados pela cor de sua pele, mas pelo conteúdo de seu caráter. Hoje, eu tenho um sonho!
Eu tenho um sonho de que um dia, lá no Alabama, com o seu racismo vicioco, com o seu governador de cujos lábios gotejam as palavras " intervenção" e " anulação" , um dia, bem no meio do Alabama, meninas e meninos negros darão as mãos a meninas e meninos brancos, como irmãos e irmãs. Hoje eu tenho um sonho!Eu tenho um sonho de que um dia todo o vale será alteado e toda colina, abaixada; que o áspero será plano e o torto, direito; " que se revelará a glória do senhor e, juntas, todas as criaturas se apreciarão".
Esta é a nossa esperança, e esta a fé que levarei comigo ao voltar para o sul. Com esta fé, poderemos extrair da montanha do desespero uma rocha de esperança. Com esta fé, poderemos transformar os clamores dissonantes da nossa nação em uma bela sinfonia de fraternidade. com está Fé, poderemos partilhar o trabalho, partilhar a oração, partilhar o luto, partilhar a prisão e partilhar nosso anseio por liberdade, conscientes de que um dia seremos livres. "E para encerrar gostaria de deixar uma última mensagem:
" Vá sempre atrás do seu Sonho!!!! Nunca desista!! Crie as próprias oportunidades!!! Mas sempre com Fé em Deus e humildade!!!Pelo simples motivo de termos Freedom!!!
Enjoy it!!!
Fonte: http://vagalume.uol.com.br/u2/pride-(in-the-name-of-love).htmlImagem: http://blogdofavre.ig.com.br/wp-content/uploads/2008/04/martin_luther_king3.jpg
CURY, Fernanda. Martin Luther King- O Pacificador. Ed. Minuano . São Paulo, 2006.
Nenhum comentário:
Postar um comentário